Home » Destaque » Como encontrar alternativas a programas com site Alternative To

Como encontrar alternativas a programas com site Alternative To

Já se imaginou utilizando um software/programa a muito tempo e de uma hora pra outra ele para de funcionar por alguma motivo e você não consegue reinstala-lo. Parece que não, mas de imediato vem a irritação e após o desespero. Um usuário com  mais conhecimento na maioria das vezes conhece um outro programa alternativo para realizar a mesma tarefa, mas e uma pessoa leiga será que ela sabe? e se ela está usando outro sistema operacional? e caso não queira ou não possa usar programas piratas?




O intuito dessa postagem é apresentar um site que mostra programas alternativos que substitui os que você já utilize, isso em diversos sistemas operacionais, e suas licenças de uso. Por exemplo, supomos que utilize o “Adobe Photoshop” que é pago e não tem condições de comprar a licença e não queira piratea-lo. Quais opções temos? quais programas poderíamos usar para substitui o “Photoshop”?, e que seja multiplataforma e principalmente gratuito?

Muitos por desconhecer outra ferramenta dirá que não existe, mas tem sim o “Gimp”, ele é um editor de imagem gratuito, há mais opções, e é isso que o site mostra.

O site em que me refiro é o Alternative To, mas existe outros sites que realiza a mesma coisa.

Segundo informações do próprio site

AlternativeTo é um serviço gratuito que ajuda você a encontrar melhores alternativas aos produtos que você ama e odeia. O site é feito por Ola e Markus na Suécia, com muita ajuda de nossos amigos e colegas na Itália , Finlândia , EUA e contribuidores de todo o mundo. Isso mesmo, todas as listas de alternativas são geradas pela multidão, e é isso que torna os dados poderosos e relevantes.

Isso quer dizer que o site simplesmente pega informações sobre os programas existentes, incluído página de download, qual sistema operacional que ele funciona, qual categoria ele se engloba, além de mostrar se ele é pago ou gratuito, também deixa usuários do site comentar sobre cada software, colocando os pontos positivos e negativos, entre outras coisas.

Mostrarei de uma forma simples como utilizar o site para encontrar softwares alternativos.

Passo-a-Passo

Primeiramente entre no site AlternativeTo

site alternativa to

 

Coloque o nome do programa dentro do campo de pesquisa e clique em “Find Apps” ou no nome do programa que aparecer.
Para fins de exemplo iremos usar o editor de vídeo que muitas pessoas já usaram desde o tempo do Windows XP que é o Windows Movie Maker, e que atualmente está descontinuado.

alternativato buscando programa

 

A página do programa que você quer uma alternativa será aberta com as informações do programa.
Se o programa foi descontinuado ou se tiver algum tipo de problema ele informará.

No nosso exemplo, na marcação mostra o nome do programa (Windows Movie Maker), tipo da licença (gratuito), qual plataforma ele funciona (Windows) e se está sendo atualizado (descontinuado).
Na marcação mostra uma descrição rápida do programa,
Na marcação mostra imagens do programa(prints de tela),
Na marcação mostra a quantidade de programa alternativo a ele, comentários de usuários, e avaliação do software,
e por ultimo a marcação mostra botões para ter mais informações do programa, e o link para ir no site do desenvolvedor.

alternativato - informações sobre o programa

 

Descendo um pouco a página é possível ver vários programas que são alternativas simples ou até mais completa que o Movie Maker, porém ele está pegando de uma forma geral, sem nenhum tipo de filtro, simplesmente ele traz todos os editores disponíveis conforme a categoria de editor de vídeo e com todos os tipos de licença de uso.

alternativato - lista de alternativas de programas

 

Caso queira fazer uma filtragem de programas, basta clicar no link azul claro “all  plataforms” ou no “any license” que mostrará a seguinte opções.

Na 1º marcação escolhe-se a plataforma, ou seja, qual sistema operacional (Windows, Linux, Mac, Android),

Na 2º opção é onde escolhe qual o tipo de licença de uso do programa(gratuito, pago, gratuito com código fonte aberto).

alternativato - escolher a plataforma e o tipo de licença

Ao fazer esses ajustes a lista será reduzida, porém ele classifica os melhores substitutos ao software que usávamos.
O próximo desafio será aprender a usar um novo programa e ver se ele atende as suas necessidades.



Conclusão

É um excelente site para verificar alternativas a programas pago principalmente quando está usando sistemas operacionais diferentes, depois que descobri este site, sempre busco nova possibilidade para os principais programas que não são gratuito.

Como disse antes é sempre um desafio aprender a usar uma nova ferramenta, e ao mesmo tempo é motivador porque está dando um passo a frente aos demais. Ser um multi-ferramentas é se tornar o diferencial no mercado de trabalho. 

Finalizando

Caso este tutorial foi de grande ajuda a você, então ajude-nos a ajudar mais pessoas.

Divulgue o site, compartilhe o tutorial, avalie essa postagem.

Duvidas e sugestões dessa matéria deixe nos comentários.


Encontrou algum erro ou gostaria de complementar essa matéria? Reportar erro.

Já se imaginou utilizando um software/programa a muito tempo e de uma hora pra outra ele para de funcionar por alguma motivo e você não consegue reinstala-lo. Parece que não, mas de imediato vem a irritação e após o desespero. Um usuário com  mais conhecimento na maioria das vezes conhece um outro programa alternativo para realizar a mesma tarefa, mas e uma pessoa leiga será que ela sabe? e se ela está usando outro sistema operacional? e caso não queira ou não possa usar programas piratas? O intuito dessa postagem é apresentar um site que mostra programas alternativos que substitui…

Avalie essa matéria

Avaliação geral: 4.89 ( 9 votos)

Sobre Tutor TI

Apaixonado por Tecnologia, Entusiasta de Software Livre, trabalha com informática desde 2009, se identifica com plataforma Web, Hardware e fica fascinado com redes de computadores. Atualmente é Estudante de Analise e desenvolvimento de sistemas, trabalha com Suporte TI, Web designer na horas vagas, e já foi instrutor de informática.

deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*

x

Além disso, verifique

Telegram encerra suporte a Android antigo

Telegram encerra suporte a Android antigo

Seguindo a mesma linha do WhatsApp, o aplicativo Telegram também encerra no início de 2017 ...

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow