Home » Destaque » Diferencie os principais conectores de vídeos
Entenda as diferenças entre os principais conectores de vídeos

Diferencie os principais conectores de vídeos

Se você já conectou seu notebook na TV ou monitor, provavelmente deve ter usado um conector HDMI ou VGA. No entanto, existem outros tipos de cabos, como por exemplo, DisplayPort, DVI, Thunderbolt.
Todas estas diferentes interfaces foram concebidos para transportar vídeo e áudio de um dispositivo para outro. Porém os conectores mais antigos como é o caso do VGA e do DVI não conseguem transmitir áudio pelo mesmo cabo, outra coisa que influenciam em cada tipo de conector é a qualidade máxima que também tem relação com a resolução de tela suportada.



VGA

vga conectores macho e femeaA sigla significa Vídeo Graphics Array  e é provavelmente o conector de exibição mais antiga que ainda pode ser visto em uma série de dispositivos. Mas atualmente está perdendo espaço para outro tipo de conector(HDMI) que está se tornando padrão principalmente em notebooks, por razões óbvias claro, o HDMI é uma alternativa de alta qualidade que transfere áudio e vídeo pelo mesmo cabo.

VGA foi originalmente criado no ano de 1987 pela IBM como um hardware de exibição. Mas é amplamente reconhecido como conector de 15 pinos D-Sub em computadores com parafusos para travar o conector na porta VGA.

VGA pode suportar uma resolução de vídeo de 1080p, mesmo assim não da para competir com as tecnologias mais recentes. Isto é porque VGA usa sinais analógicos de vídeo até o dispositivo que será transmitido. Contribuindo com uma qualidade de imagem degradada, frequentemente visível quando comparado com outras interfaces com de sinais digitais.

E como já foi dito o VGA não transmite áudio junto com o vídeo, sendo necessário um cabo áudio a ser conectado no computador ao outro dispositivo. Fora isso quanto maior for o cabo VGA e a qualidade do material que foi fabricado, pode afetar a degradação do sinal, deixando a transmissão perde qualidade. Além do mais, um cabo VGA de baixa qualidade podem também sofrer de interferência de sinal ou fantasmas, em que os sinais de outros fios na vizinhança podendo ficar chuvisco na tela.

DVI

dvi conector macho e femeaDigital Visual Interface é o único a seguir o legado do conector VGA, mas tomando o caminho digital. DVI, criado pelo Digital Display Working Group, foi introduzido no ano de 1999. Os 29 pinos do conector aumenta os traços visuais superando conector VGA, mas mantendo os parafusos de fixação.

interface DVI pode empurrar fluxos de vídeo digital não comprimido a um dispositivo receptor. No caso de sinais digitais, ele pode suportar WUXGA (1920x 1200) resolução @60Hz através de uma única ligação, e WQXGA (2560 x 1600) @60Hz via Dual Link.

DVI também suporta saída de vídeo analógica que o torna compatível (usando um adaptador) com a interface VGA. DVI pode ser relativamente mais recente do que VGA, é, principalmente, encontrou seu lugar em monitores de computador. No entanto, a tecnologia também está à beira da extinção.

DISPLAYPORT

displayport conectores macho e femeaLançado em 2006, DisplayPort é muito mais jovem em comparação com VGA e DVI, e até mesmo HDMI. Ele é compatível com essas interfaces. Assim como DVI, que se destina principalmente para ser uma interface de conexão do computador.

De acordo com as mais recentes especificações do DisplayPort 1.4, ele pode suportar HDR e até a saída de vídeo 8K em dispositivos compatíveis. Ele também implanta algo conhecido como exibição de compressão de vídeo, que é reivindicada para fornecer vídeo sem perda visual através de uma conexão DisplayPort. A Nvidia GeForce GTX 1080 é a primeira placa gráfica do mundo a contar com DisplayPort 1.4.

O criador do DisplayPort quer colocá-lo como uma opção considerável para conexão de áudio/vídeo. Eles estão constantemente adicionando suporte para várias tecnologias para manter o ritmo com HDMI.  O suporte a metadados dinâmica já está disponível no DisplayPort 1.4 para dispositivos HDR compatíveis.

Uma vantagem de usar uma conexão de vídeo digital é a implementação de DRM para impedir a reprodução não autorizada de conteúdo com copyright. As versões anteriores do DisplayPort adicionou suporte para DPCP (criptografia AES de 128 bits), mas o HDCP 56-bit foi favorecido com o lançamento do DisplayPort 1.1. Agora DisplayPort 1.3 vem com HDCP 2.2.

DisplayPort vem com várias outras regalias. Uma variante conhecida como DisplayPort ++ (ou Dual-Mode) pode ser usado para jogar fora HDMI e conteúdo de vídeo compatível com DVI usando o mesmo hardware. Além disso, VESA descobriu um método para usar USB Type-C como uma fonte de saída DisplayPort. É conhecida como DisplayPort modo alternativo, e não requer nenhum adaptador. Então, se você está entre aqueles que compraram um Macbook, então você deve ser satisfeito a essa porta existir.

Além disso, DisplayPort pode produzir saída para mais monitores usado uma única porta. Vários monitores podem ser adicionados tanto por encadeamento ou usando um hub .

HDMI

hdmi conectores macho e femeaHigh-Definition Multimedia Interface é uma interface de vídeo proprietário. Você pode encontrar portas HDMI em quase todos os produtos eletrônicos que tem suporte a vídeo, incluindo televisores, monitores, DVRs, sistemas de música. etc. HDMI 2.0 suporta resoluções de saída de vídeo de até 4K (4096 x 20160p @60Hz). versão futura ou seja HDMI 2.1 pode chegar com suporte para uma resolução de 8k.
Um hub HDMI ou splitter pode ser usada para fornecer saída de vídeo para vários monitores. Mas encadeamento no caso de HDMI não é uma tarefa fácil, em comparação com DisplayPort. Desde então, a liberação de HDMI 1.3, começou a apresentar uma ligação Ethernet (capaz de transferir dados a 100 Mbps) no próprio cabo. Outra característica notável é HDMI ARC (Audio Return Channel), que permite transferência de áudio de uma fonte (televisão etc) para um receptor (por exemplo, Home Theater). Anteriormente, ele foi feito usando um cabo de áudio do tipo P2.

Falando sobre os cabos, eles vêm em opções de cabo padrão e de alta velocidade, com e sem um link Ethernet. HDMI também implementa proteção de conteúdo via HDCP. Além disso, um único controle remoto pode ser usado para controlar vários CEC (Consumer Electronics Control) dispositivos habilitados ligados através de HDMI.

Semelhante ao DisplayPort, um modo alternativo usando USB Type-C pode ser usado para conectar um dispositivo compatível com HDMI a um dispositivo receptor.

THUNDERBOLD

thunderbold conectores macho e femeaÉ uma interface multiuso concebido pela Intel, que é destinado a saída de vídeo, bem como os dispositivos de armazenamento de conexão. Diferente de exibição, você pode encontrar uma série de discos rígidos e SSDs usando a porta Thunderbolt para conexão. Thunderbolt não está presente em muitos dispositivos nos últimos cinco anos de existência. A Apple foi rápida e colocou portas Thunderbolt em seus Macbook Air e Pro laptops.

As versões anteriores do Thunderbolt (1 & 2) Interface utilizou o conector mini DisplayPort. No caso de raio 3, USB Tipo-C é utilizado como o conector.

ThunderBold 3 suporta uma largura de banda máxima teórica de 40Gbit/s, capaz de empurrar dois fluxos de vídeo em monitores 4K ao mesmo tempo. A porta Thunderbolt única pode conectar até 6 dispositivos através de ligação em cadeia ou de um hub. Ao utilizar o conector tipo-C, também pode aproveitar o recurso de fornecimento de energia USB que pode ser usado para carregar um dispositivo conectado usando até 100 watts de potência.

MHL

mhl conectores macho e femeaMobile-High Definition Link é uma interface criada para dispositivos portáteis, incluindo telefones celulares. MHL pode ser pensado como uma versão reduzida de HDMI. Foi proposto pela primeira vez pelo Silicon Image, que também teve uma contribuição significativa para o desenvolvimento de HDMI.
A versão inicial do MHL foi capaz de fornecer saída de vídeo 1080p, juntamente com oito canais de áudio. Ele também tinha características como HDCP e pode ser usado para controlar dispositivos compatíveis com CEC.

MHL 3 introduziu suporte para 4K 30fps vídeos juntamente com HDCP 2.2 e melhorou 7,1 áudio surround. Em dispositivos móveis, ele usa o micro-porta USB 2.0 para conectar a um dispositivo de vídeo usando um adaptador MHL para HDMI.

A última versão, superMHL, adiciona suporte para 8K vídeos em 120fps, Dolby Atmos, HDR, etc. Ele também traz um novo conector superMHL reversível em cena. Além disso, você pode conectar vários monitores para uma única porta superMHL. Assim como HDMI, DisplayPort, e Thunderbolt, não há um modo alternativo MHL para USB Tipo-C.

CONCLUSÃO

Estas foram algumas das interfaces projetadas para transmitir áudio/vídeo de um dispositivo para outro. Pode se dizer que o VGA e DVI, era a maioria de seu território a décadas atrás, e que atualmente está sendo substituída pela tecnologia recente, ou seja, HDMI e DisplayPort.

Se tentarmos comparar DisplayPort e HDMI, O DisplayPort pode ser superior em suas especificações, mas a realidade é que HDMI já conquistou a maioria do mercado. E agora, os fabricantes de DisplayPort começaram a expandir sua tecnologia ao consumidor, fazendo parcerias com montadoras de laptops. Atualmente o DisplayPort está presentes apenas em monitores e placas de vídeos de ótima qualidade.

Thunderbolt da Intel ainda está para impressionar. Algumas empresas de renome como a Apple incentivam a conexão Thunderbolt em seus dispositivos. Da mesma forma, MHL surgiu a pouco tempo, mas focando os pequenos dispositivos.

Simplificando conexões com diversos conectores é o que se vê por aí, alguns ainda resiste ao tempo e alguns que nem foram citados que já foram extintos, e muito outros que estão engatinhando, mas com grande potencial, agora cabe você escolher qual é o tipo que deseja usar na hora, ou por outro lado qual adaptador/conversor que deverá comprar para sanar algum problema de conexão.

Finalizando

Caso este tutorial foi de grande ajuda a você, então ajude-nos a ajudar mais pessoas.

Divulgue o site, compartilhe o tutorial, avalie essa postagem.

Duvidas e sugestões dessa matéria deixe nos comentários.


Encontrou algum erro ou gostaria de complementar essa matéria? Reportar erro.

Se você já conectou seu notebook na TV ou monitor, provavelmente deve ter usado um conector HDMI ou VGA. No entanto, existem outros tipos de cabos, como por exemplo, DisplayPort, DVI, Thunderbolt. Todas estas diferentes interfaces foram concebidos para transportar vídeo e áudio de um dispositivo para outro. Porém os conectores mais antigos como é o caso do VGA e do DVI não conseguem transmitir áudio pelo mesmo cabo, outra coisa que influenciam em cada tipo de conector é a qualidade máxima que também tem relação com a resolução de tela suportada. VGA A sigla significa Vídeo Graphics Array  e é provavelmente o conector de exibição mais…

Avalie essa matéria

Avaliação geral: 4.9 ( 11 votos)

Sobre Tutor TI

Apaixonado por Tecnologia, Entusiasta de Software Livre, trabalha com informática desde 2009, se identifica com plataforma Web, Hardware e fica fascinado com redes de computadores. Atualmente é Estudante de Analise e desenvolvimento de sistemas, trabalha com Suporte TI, Web designer na horas vagas, e já foi instrutor de informática.

deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Captcha * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow