Home » Destaque » Por que o Linux não é popular entre usuários domésticos
por que o linux não e popular entre usuários domésticos

Por que o Linux não é popular entre usuários domésticos

tux linuxÉ engraçado o Linux é muito utilizado em servidores por ser totalmente seguro,estável e gratuito, mas a versão para desktop não é popular entre os usuários domésticos comum. Por que isso ocorre?

Segundo pesquisas uns dos principais motivo do Linux ainda não ter se popularizado entre uma grande fatia de usuários domésticos, está em um pensamento errado que foi criado em torno deste sistema operacional. Pois as primeiras versões do Linux exigiam conhecimentos avançados dos usuários e o acesso ao conhecimento era muito pouco ou restrito, e isso fez muitas pessoas ainda enxergarem como um sistema operacional difícil e nada interessante visualmente. Portanto, por mais que os anos passem ainda é comum ver pessoas assimilando o Linux a algo relacionado a profissionais de informática ou Hackers.
Só que os motivos não param por ai. Buscamos mais algumas razões pelas quais o Linux ainda não decolou totalmente entre os usuários domésticos.



Usuários Domésticos X Linux

acredita-se que algumas razões pela qual o Linux ainda não é popular entre os usuários domésticos são:

  • Falta de conhecimentos sobre o sistema operacional (como utilizar, como realizar qualquer atividade);
  • Dificuldades com possíveis termos técnicos;
  • Falta de diversificação em materiais explicativos na internet (vídeo-aulas, artigos, tutoriais, entre outros);
  • Limitações do sistema operacional para executar programas conhecido. Exemplo: pacote Adobe, Evernote e alguns jogos;
  • Comodidade, já que a maioria dos computadores já vem com o Windows instalado e neste caso, as pessoas não desejam ou não se interessam em migrar para o Linux;
  • A maioria dos cursos profissionalizantes para iniciantes, ensinam os alunos a utilizarem o Windows e não o Linux. Desta forma as pessoas deixam de ter contato com este sistema operacional em seus aprendizados.
  • As pessoas estão cada vez mais sem tempo para aprender a usar novas ferramentas e possivelmente esta também é uma barreira que tem impedido o Linux de se popularizar;
  • A Microsoft e a Apple investem fortemente no marketing de seus sistemas operacionais para promoverem sentimentos ao seu público e assim estes acabam deixando o Linux de lado.

A grande maioria dos usuários domésticos preferem a comodidade do Windows ou OS X, pois todas as atividades que eles precisam, podem ser facilmente executadas através de simples cliques, ou em casos de dúvidas, é possível encontrar facilmente dicas e tutoriais explicativos na internet.

A mudança

linux tuxPor outro lado, o Linux vêm se destacando e evoluído muito rápido nos últimos anos, e essa mudança foca em atender as necessidades dos usuários domésticos. Uma prova disso são as distribuições Ubuntu e Mint que que trouxeram características gráficas mais amigáveis para os usuários, além de uma facilidade imensa para instalar programas e compatibilidade com a maioria dos hardwares.

Outro ponto forte que vem ocorrendo é o aumento gradativo de tutoriais e vídeo-aulas sobre Linux, isso em vários idiomas e de várias formatos ensinamentos, também vale salientar que existe várias distribuições e derivações de Linux que assimila muito aos sistemas operacionais Windows e Mac, que facilitaram e muito, e aguçaram a curiosidade de novos usuários domésticos.

Acredito que em poucos anos o Linux vai crescer e muito, em pesquisa realizada pela Canonical que é  a empresa que comando o Ubuntu já são mais de 2 milhões de usuários usando o Ubuntu no mundo todo, é só uma questão de tempo e mais usuários ir repassando o aprendizado em foruns, vídeos, tutoriais. Uma coisa que está fazendo o Linux se fortalecer principalmente no Brasil é o surgimento de algumas distribuições Linux brasileira(Duzeru Linux, Metamorphose, Kaiana, e os descontinuados Kurumin e BigLinux que foram os pioneiros), que além fortalecer a ideia ainda agiliza o suporte e o engajamento de novos usuários nessa migração de outros sistema operacionais para o Linux.


Encontrou algum erro ou gostaria de complementar essa matéria? Reportar erro.

É engraçado o Linux é muito utilizado em servidores por ser totalmente seguro,estável e gratuito, mas a versão para desktop não é popular entre os usuários domésticos comum. Por que isso ocorre? Segundo pesquisas uns dos principais motivo do Linux ainda não ter se popularizado entre uma grande fatia de usuários domésticos, está em um pensamento errado que foi criado em torno deste sistema operacional. Pois as primeiras versões do Linux exigiam conhecimentos avançados dos usuários e o acesso ao conhecimento era muito pouco ou restrito, e isso fez muitas pessoas ainda enxergarem como um sistema operacional difícil e nada interessante visualmente. Portanto, por mais que os anos passem ainda é comum…

Avalie essa matéria

Avaliação geral: 4.89 ( 13 votos)

Sobre Tutor TI

Apaixonado por Tecnologia, Entusiasta de Software Livre, trabalha com informática desde 2009, se identifica com plataforma Web, Hardware e fica fascinado com redes de computadores. Atualmente é Estudante de Analise e desenvolvimento de sistemas, trabalha com Suporte TI, Web designer na horas vagas, e já foi instrutor de informática.

deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Captcha * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

x

Além disso, verifique

opera tem funcionalidade especial para videos

Opera tem funcionalidade especial para vídeos

Esta funcionalidade foi adicionada primeiramente na versão beta do Opera, em Abril deste anos, após ...

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow