Hoje quero apresentar para você 10 razões para usar uma distribuição Linux no PC, calma eu não disse pra você parar de usar Windows, mas sim usar também um segundo SO baseado em Linux. Veja por que:
1 – Vem com muitos aplicativos
Quem instala Linux não precisa se preocupar com aplicativos. Os que vem com o sistema já atendem às necessidades de um usuário típico e são muito superiores ao programinhas incluídos no Windows. Não dá para comparar, por exemplo, o BROffice que é um pacote completo para escritórios, com programas como o Wordpad e o Paint do Windows.
2 – É mais seguro
Quem usa Linux não preocupa com vírus (por enquanto ao menos) e outros programas nocivos. O Linux é muito menos visado pela turma do cricris e crackers que o Windows. Além disso, o sistema de contas de usuários do Linux (que foi imitado pela Microsoft no Windows Vista e 7) provê uma camada extra de segurança ao computador.
3 – DRM não entra
No Linux, é você quem decide o que fazer com seus arquivos de áudio e vídeo. Sistema de controle de direitos autorais não tem espaço no mundo do pinguim.
4 – É mais fácil obter ajuda e suporte
O Linux tem uma comunidade de usuários muito ativa, onde é fácil conseguir informaçõe e ajuda. Há uma infinidade de fóruns e listas de discussão na internet que tratam do pinguim. E, claro, empresas também podem contratar um serviço de suporte profissional se preferirem.
5 – Você sempre tem opções
No Linux, o usuário não fica preso às decisões de um único fabricante. Há sempre mais de uma opção para cada componente do sistema. Se você não gostou do visual da interface gráfica, por exemplo, há muitas outras para escolher. Algumas como o Compiz, já empregavam transparência e gráficos 3D muito antes do Windows Vista.
6 – A criptografia vem junto
A criptografia de arquivos é oferecida somente nas versões mais caras do Windows, enquanto no Linux você tem isto de graça. Desde a versão 2.6.0 o kernel do Linux tem módulos para cifrar o conteúdo dos discos.
7 – É ótimo para programar
O Linux já vem com um conjunto básico de compiladore, como o GCC e outras ferramentas de desenvolvimento. É uma ótima opção para quem quer aprender ou praticar programação
8 – É um sistema aberto
o Linux tem seu código fonte aberto, ou seja, quem entende de programação poderá fazer alterações ou até mesmo pesquisas para entender como o sistema funciona.
9 – Linuxistas sabem mais
Isso é muito relativo, mas geralmente como consequência da natureza aberta do Linux e da troca de informações em comunidades do pinguim, os usuários adquirem muito mais conhecimento técnico. Por exemplo, compilar programas e editar arquivos de configuração são tarefas que raros usuários do Windows ou Mac se atrevem a encarar.
10 – É grátis
E a economia não se resume somente ao sistema operacional, uma vez que a maioria dos aplicativos para Linux são gratuitos também.
Aprender a usar ao menos 2 SOs nos dias de hoje é fundamental para quem trabalha ou pretende trabalhar com tecnologia. Além de não ficar preso à um software somente, você adquire muito conhecimento, e isto só faz bem para você…
Não faça troca de SO no seu PC, use uma máquina virtual com Linux e comece a executar tarefas diárias nele, você vai ver que o desafio acaba valendo a pena.
Encontrou algum erro ou gostaria de complementar essa matéria? Reportar erro.