Um desenvolvedor holandês teria usado sua profissão para obter vantagens e roubar informações pessoais e bancárias de dezenas de sites que ele mesmo desenvolveu, sendo a maioria delas lojas virtuais.
De acordo com a polícia da Holanda, um programador de 35 anos teria criado uma série de páginas com “backdoor”, para facilitar o acesso a informações dos usuários cadastrados, com isso ele utilizou os dados das pessoas para comprar jogos de azar e até para convencer parentes e amigos das vítimas para transferir dinheiro para realizar compras online.
O criminoso teria instalado um script personalizado capaz de recolher nomes de usuários e senhas e outros dados importantes. Em seguida, ele teria usado esses dados para invadir e-mails e as contas em redes sociais das vítimas que utilizavam a mesma senha.
Ele foi preso no ano passado, mas já estava sendo investigado desde 2014. A polícia recomenda que os administradores de sites procurem pelo script, além de orientar a contratação de profissionais confiáveis nas criação de qualquer sistema. Já para os usuários, a indicação é de que alterem as senhas de seus e-mails e optem por medidas de segurança, como a autenticação em duas etapas o que dificultam o acesso indevido.
Encontrou algum erro ou gostaria de complementar essa matéria? Reportar erro.