Além dos maiores programadores da história, vários acontecimentos marcaram a evolução da tecnologia ao redor do mundo. E quem trabalha na área de TI sabe a importância que esses marcos tiveram para suas profissões. Depois do surgimento dos computadores e da internet, várias histórias despertaram o interesse da sociedade e, principalmente, da indústria. Separamos alguns documentários que achamos que todo profissional da área de tecnologia deveria assistir, e com o tempo iremos atualizando a matéria, adicionando mais e mais.
O Menino da Internet: A História de Aaron Swartz
Criador do padrão RSS e fundador do Reddit, Aaron Swartz é uma das mentes mais brilhantes de sua geração. A sua luta por uma internet aberta e pela circulação livre de informações acabou em sua própria morte em 2013. Pressionado por um processo do MIT (Massachusetts Institute of Technology), que o acusava de roubar e distribuir dados de um banco de artigos científicos. O documentário relembra sua vida, suas realizações e a disputa com o MIT.
Revolution OS
O documentário dirigido por J. T. S. Moore, fala sobre os 20 anos de história da GNU, sobre o Linux, sobre o open source e sobre o movimento software livre, e conta com entrevistas de Linus Torvalds, Richard Stallman, e outros empresários e hackers que fizeram a diferença para fazer do mundo da tecnologia um ambiente colaborativo.
Roubamos Segredos – A História do WikiLeaks
Documentário sobre a criação do site Wikileaks e o trabalho de Julian Assange à frente da organização, que divulgou 250 mil sigilos da diplomacia americana. Mostra algumas das atividades importantes do Wikileaks e como instituições oficiais veem a situação.
TPB: AFK
O documentário TPB AFK: The Pirate Bay Away From Keyboard, acompanha o processo judicial por pirataria enfrentado pelos três criadores do site The Pirate Bay entre os anos 2008 a 2012. Ele fala sobre a liberdade de compartilhar e o futuro da própria internet.
We Are Legion: The Story of the Hacktivists
O documentário fala sobre a ideia da desobediência civil on-line ao citar precursores do ativismo digital, como o Cult of the Dead Cow, grupo dos EUA formado nos anos 1980.
Eles se veem como ativistas e defensores da liberdade de expressão, e tendem a subir mais poderosamente quando percebem uma ameaça à liberdade na Internet ou privacidade pessoal.
As garotas do ENIAC
Conta a história das seis jovens que programaram o primeiro computador programável totalmente eletrônico do mundo, ENIAC, como parte de um projeto secreto da Segunda Guerra Mundial dos EUA. Eles mudaram o mundo, mas nunca foram introduzidos e nunca recebeu crédito. Essas pioneiras merecem ser conhecidas e celebradas: Betty Snyder Holberton, Jean Jennings Barik, Kay McNulty Mauchly Antonelli, Marlyn Wescoff Meltzer, Ruth Lichterman Teitelbaum e Frances Bilas Spence.
Deep Web
Nem tudo o que está na internet aparece no seu navegador. A rede guarda cantos secretos, que não são rastreados por ferramentas de buscas, e que mesmo assim mantém permitem um alto grau de atividade. Um desses locais era o Silk Road, um mercado virtual onde era possível negociar de drogas a serviços de matadores de aluguel. O site foi desmontado pelo FBI e seu fundador condenado à prisão perpétua. Deep Web reconta essa história e também trata de temas ainda novos, como bitcoin e criptomoedas.
Terms and Conditions May Apply
O documentário discorre sobre como não lemos os termos de condições de muitos serviços digitais que utilizamos diariamente, como só os aceitamos e não temos total conhecimento sobre o que eles realmente significam. A privacidade total na era digital tem se tornado cada vez mais um mito, algo quase inexistente, e é exatamente isso que o documentário pretende elucidar.
The Startup Kids
Saiba como os fundadores de grandes empresas como Vimeo, Dropbox e SoundCloud entraram no mundo do empreendedorismo e colocaram suas ideias em prática com muito sucesso. O documentário foi feito por duas empreendedoras islandesas, que desejavam incentivar outras pessoas a empreenderem também. Ele ainda conta com comentários do capitalista de risco Tim Draper e do blogueiro do site TechCrunch MG Siegler.
O triunfo dos Nerds
O documentário mostra a evolução dos computadores nos Estados Unidos desde a Segunda Guerra Mundial até o ano de 1995, contando com depoimentos de grandes nomes como Steve Jobs, Steve Wozniak, Bill Gates, Steve Ballmer e Paul Allen. Além disso, o título também traz comentários de Douglas Adams, autor da famosa série de ficção de sucesso “O Guia do Mochileiro das Galáxias”.
Welcome to Macintosh
Fique por dentro da história de uma das marcas que mais revolucionaram o mercado de tecnologia nos últimos anos. A produção de 2008 tem duração de 90 minutos e conta com entrevistas de pessoas que participaram do lançamento do primeiro computador da Apple.
Google e o Cérebro do Mundo
Em 2002, o Google tentou colocar em prática um ambicioso projeto: digitalizar todos os livros do mundo para criar uma livraria virtual, baseado na ideia prevista por HG Wells em 1937, chamada de “World Brain”. Com discussões e diversos pontos de vista, os entrevistados discutem sobre a missão da empresa, e a resistência que o projeto vem enfrentando por causa dos direitos autorais.
Truth in Numbers? Everything, According to Wikipedia
O documentário norte-americano explora a história da famosa enciclopédia online que revolucionou a web e a discussão sobre a tarefa de edição ser aberta ao público ou a apenas um grupo de especialistas. O filme de 86 minutos conta com comentaristas como Howard Zinn, Len Downie (jornalista do The Washington Post e da CBS News), o antigo editor chefe da Encyclopaedia Britannica Robert McHenry e o antigo diretor da Central Intelligence Agency James Woolsey.
Downloaded – A saga do Napster
Downloaded conta a história do software pioneiro no compartilhamento de arquivos na internet. Criado em um dormitório de universidade, o Napster mudou para sempre o mercado fonográfico no mundo. O filme, produzido em 2012, relata a jornada do software desde seu nascimento, em 1998, até sua venda para a Rhapsody, bem como sua briga com a indústria da música e a perda de espaço que ele sofreu após outros serviços como iTunes e Spotify serem inseridos no mercado.
Encontrou algum erro ou gostaria de complementar essa matéria? Reportar erro.