Os Links curtos são essenciais nos dias de hoje principalmente para economizar espaço em posts nas redes sociais, mensageiros instantâneos como o Whatsapp e Telegram, além das mensagens de texto(SMS) até em divulgação em materiais impressos, entre outras coisas.
Existe diversos encurtadores de URL na internet, alguns bem simples e objetivos e outros com recursos mais refinados que permite rastrear os acessos e histórico de um link encurtado. Ao clicar em algum link curto o usuário será levado para a página do encurtador que em milésimos de segundos é redirecionado para a página original, que geralmente tem um endereço bem comprido.
Hoje abordaremos um encurtador de uma empresa de renome que acredito que domine metade da Web, estamos falando da empresa Google. Essa ferramenta que a Google fornece de encurtar URL pode ser usada por qualquer pessoa, sem a necessidade de ter uma conta de email do Google(gmail) , e esse serviço isso que veremos no tutorial abaixo.
Passo-a-Passo
Primeiramente, entre no link do site que deseja encurtar e copie a URL.
Entre no site do encurtador do Google, o site é goo.gl
Cole a URL no campo mostrado na imagem abaixo, e clique dentro do quadrado mostrado na imagem, para passar pelo sistema anti robô do Google.
O sistema de Captcha do Google fará uma pergunta simples, e a resposta é em forma de imagens, provavelmente existe mais de uma resposta(como foi no meu caso), ao terminar de selecionar as imagens corretas, basta clicar no botão “confirmar”.
Pronto passo pelo sistema anti robô, e agora basta clicar no botão “shorten URL”, que o link será encurtado.
Ao clicar no botão abrirá na lateral direita um link já encurtado e uma previa da página original, basta agora copiar o link encurtado e colar onde queira.
Se clicar no link “details” ele mostrará um relatório em gráfico de quantos cliques recebeu e outras informações.
Conclusão
O bacana de serviço que a Google disponibiliza é que qualquer pessoa pode usar e monitorar as quantidades de cliques que obteve, e essa ferramenta pode ser mais vantajoso se tiver uma conta no Gmail, pois além de conseguir inserir vários links encurtados pode também ter um relatório mais completo, como por exemplo quais países, dispositivos e sistemas operacionais clicaram no link.
Mas claro que esse serviço só é interessante usar se o link que deseja enviar para o whatsapp, Twitter ou qualquer outra rede social limite a quantidade de caracteres, ou se você deseja ter um relatório de cliques para apresentar para alguém.
Deve ficar esperto ao clicar em qualquer link encurtado principalmente quando não se conhece e nem confia em quem postou, pois existem “hacker” que estão utilizando desse serviço para disseminar vírus pela internet, não custa nada ficar esperto.
Finalizando
Caso este tutorial foi de grande ajuda a você, então ajude-nos a ajudar mais pessoas.
Divulgue o site, compartilhe o tutorial, avalie essa postagem.
Duvidas e sugestões dessa matéria deixe nos comentários.
Encontrou algum erro ou gostaria de complementar essa matéria? Reportar erro.
Melhor encurtador na minha opinião é o http://www.encurtarurl.com.br