O desenvolvedores do navegador web Opera está trabalhando e muito para mostrar que tem um navegador superior ao líder de mercado. Nesses últimos tempo esse navegador veem surpreendendo ao incluir bloqueador nativo de publicidade e VPN gratuita e ilimitada, e a mais recente novidade é o sistema de economia de bateria que, conforme a empresa afirma, torna o Opera bem mais eficiente que o navegador Google Chrome.
Este recurso reconhece quando o notebook está apenas usando a bateria, ou quando a bateria chega no mínimo 20% restante, e sugere que o usuário ative o modo de economia (se o usuário estiver usando o Opera), o que é feito por meio de um botão que aparece ao lado da barra de endereços no próprio navegador.
Segundo testes avaliados pela empresa mostra que com este novo recurso pode esticar o tempo de navegação na internet de até 50% comparado com o Chrome. Mesmo o Opera sendo parecido com o Chrome, O Opera ainda é um pouco superior mesmo sem o uso desse recurso, teste realizados com os Chrome mostrou que ele pode durar por 1 hora e 54 segundos de navegação usando apenas a bateria do notebook e o Opera, 1:58; com o modo de economia (este novo recurso ativo), o Opera alcançou 2:56.
Para chegar nesse patamar, os engenheiros do navegador Opera analisaram especificamente como os navegadores se comunicam com o computador para entender em quais pontos poderiam ser reajustadas, para trazer uma melhora de rendimento e desempenho.
O recurso desenvolvido com base nesses estudos reduz a atividade em abas que estão em plano de fundo, acorda a CPU com menos frequência, pausa automaticamente plug-ins não utilizados, reduz a taxa de frames a 30 por segundo, pausa animações dos temas, entre outras coisas.
Essa novidade, assim como a VPN integrado, está disponível apenas na versão developer, que é uma versão instável devido a constantes modificações, se desejar usa-la basta clicar aqui. O bloqueador de publicidade já está disponível a todos os usuários.