A Microsoft realizou testes de consumo de bateria em notebooks com os mais conhecidos e usados navegadores web. E o resultado é de se estranhar um pouco conforme eles mostraram no vídeo, Nos testes o Google Chrome foi o navegador que mais sugou a bateria do notebook, enquanto o campeão de economia foi o Edge, o conhecido sucessor do IE da Microsoft, os teste foi realizado num Surface Book com Windows 10, ambos da Microsoft.
A empresa confirma que foi usado quatro notebooks iguais, os testes foi realizado com a auxilio de um script que automatizou a navegação em sites como Facebook, Wikipédia e Google, e também reproduções de vídeos e abertura de novas abas.
No vídeo mostra o notebook com o Microsoft Edge sendo o campeão, em segundo lugar ficou o navegador Opera, seguido pelo Firefox, por fim em ultimo lugar ficou o Chrome que acabou primeiro com a bateria do notebook, dando uma diferença de 3 horas do primeiro colocado.
Com isso, o Microsoft Edge:
- Foi 70% mais eficiente que o Chrome;
- Foi 43% mais eficiente que o Firefox;
- Foi 17% mais eficiente que o Opera.
A Microsoft informa que o resultado é válido e se apoia em dados coletados de milhares de computadores com sistema Windows 10. Fora isso, a empresa menciona ainda uma avaliação do Wall Street Journal que confirmou a melhor gestão de energia do seu navegador de internet, sobre o navegador do Google.
Veja o vídeo a seguir que mostra que o notebook com Edge teve 7 horas e 22 minutos de duração de bateria, enquanto o aparelho com Chrome conseguiu 4 horas e 19 minutos.
Opinião
Acredito que vídeo não deixa de ser mais uma jogada de marketing para mostrar a superioridade dos Surface como o navegador da Microsoft do que um teste de verdade, pois como comprovar totalmente a veracidade dos fatos e credibilidade dos testes em um vídeos de menos de 1 minutos, sendo que o principal interessando nos resultados é ela própria. Não estou falando que é tudo mentira, porém não dá pra afirmar totalmente verdade.
Uma coisa é certo, o conjunto de produto da própria Microsoft tende a trabalhar bem quando é desenvolvida e testando em cima daquilo que foi projetada, como por exemplo os MacBook da Apple (hardware e software otimizados para trabalhar muito bem em conjunto).
Uma coisa posso concordar com o vídeo, o Google Chrome é um mercenário quando se fala em consumo de memória RAM e bateria, isso não tem como negar, independente do sistema operacional utilizado, fora isso também não acredito que Opera perca para Edge, as novas versões desse navegador vêm surpreendendo muitos usuários.
Pra terminar, o vídeo está no canal do Microsoft Edge no Youtube, e nele é possível ver que os comentários estão desabilitados e a quantidade de pessoas que não curtiram é bem maior do que as que gostaram, sendo que são quase a metade dos inscritos do canal.
Aí te pegunto, dá pra acreditar nisso?
Encontrou algum erro ou gostaria de complementar essa matéria? Reportar erro.