Desde março deste ano o Opera developer ganhou uma nova ferramenta nativa, que pra muitos é excelente, essa ferramenta bloqueia publicidade. Essa novidade permite que os internautas escolham se querem ver os anúncios sem que seja necessário baixar um plugin como Adblock.
Agora em maio este recurso já está disponível para todos que usam o Opera, tanto para computadores, como dispositivos moveis(smartphone/tablet) com Android. Por padrão essa opção vem desativada, para que o usuário tenha o poder de escolha, neste vídeo da própria Opera é possível ver que o usuário pode ligar e desligar o bloqueador facilmente.
Segundo Lars Boilesen, CEO da empresa, afirma que o Opera com esse recurso melhora a performance do navegador em computadores de notebooks, ficando mais rápido e limpo, além de rodar 89% mais rapidamente que navegadores sem bloqueadores de anúncios e ainda é 45% mais eficiente que o Chrome com extensões que fazem o mesmo.
Durante a navegação, o Opera irá detectar se existem anúncios que podem ser bloqueados, e ele irá sugerir ativar o recurso de bloqueio de anúncios. Para ativar ou desativar de bloqueio de anúncios para um site específico, basta clicar no ícone de escudo na barra de endereços e virar a chave.
Nos celulares, o Opera carrega páginas 40% mais rapidamente quando está com o bloqueador ativado. O recurso também ajuda o bolso dos usuários por economizar 14% dos dados de 3G/4G transmitidos durante a navegação na internet.
Além disso, a ferramenta também inclui um pequeno painel de controle que exibe o status da conexão que revela para o internauta quão efetivo foi o bloqueio da publicidade, em termos de velocidade.
As últimas novidades lançada pelo Opera está fazendo ela se destacar à frente das concorrentes. Parece que os bloqueadores de propagandas não são prioridades de empresas como Google e Microsoft, uma vez que a publicidade online faz parte dos negócios delas, clique nesse link e veja a matéria na integra direto do site do desenvolvedor e tenha bem mais detalhes.