Provavelmente você já se deparou com algum erro HTTP em alguma página ou site em que tentou entrar, apesar disso não ser muito comum nos dias de hoje. Essas mensagem de erro nada mais é que notificações estampado em código(números) como por exemplo “ erro 404” ou “erro 503”.
Quando você entra em algum site e não exibe nenhum erro, mesmo assim a página exibe internamente um código no servidor e esse código é 200 que quer dizer que o acesso e o carregamento da página ocorreu corretamente. Mas se você deparar com algum erro, é porque o site que você está tentando acessar se deparou com algum problema e está te avisando que talvez no momento não será possível carrega-lo. Mostraremos abaixo os principais código mais encontrado na internet e uma breve descrição de cada uma deles.
Erro HTTP 404: Página não encontrada
Sem dúvida alguma é o mais comum de todos. Ele avisa que o site todo ou a página do site que você está querendo acessar não está disponível, pois pode ter sido alterado ou talvez esse endereço nem exista. Pode ter acontecido algum erro na digitação da URL ou simplesmente o endereço não exista mais. Ao colar o link da URL no navegador, mas a página não foi encontrada, mas verificando que site existe pois verificou outras páginas do site e ele abre normal, então quer dizer que a página foi removida ou o administrador do site modificou a URL dela, aí nesse caso é bom fazer uma busca da página direto no site.
Erro HTTP 403: Acesso negado
Quando este aviso aparece, significa que o site que está querendo acessar não é permitido para você. É como você fosse o penetra e o site/servidor fosse o segurança, e ele barrasse sua entrada. Se este aviso aparece constantemente, é porque o administrador do site ou do servidor colocou alguma regra que apenas certo IPs de um determinado local podem acessar, a menos que o administrador decida liberar o acesso ou se você for um Hacker para conseguir.
Erro HTTP 401: Não autorizado
Assimila bastante com o erro 403, porém você não tem permissão de acessar alguma página ou ao site completo. Na maioria da vezes para conseguir acessá-lo provavelmente é necessário logar, neste caso não entra bloqueio de IP ou país, mas sim credencial de acesso.
Erro HTTP 500: Erro de servidor interno
Este erro significa que o erro está no servidor do site. O erro HTTP 500 é o mais comum e genérico, já que não informa sua origem e nem motivo ao estampar o erro. Na maioria das vezes trata-se de um problema temporário e provavelmente mais tarde você irá conseguir acessa-lo. Um dos motivo mais comum de exibir este erro é quando o site recebe ao mesmo tempo um número de visitantes maior do que sua capacidade de processamento, ou ataque de negação de serviço(DDOS).
Erro HTTP 503: Serviço não disponível
Essa mensagem aparece quando não consegue acesso ao conteúdo por algum motivo temporário. Isto pode acontecer porque o site está sobrecarregado ou por uma manutenção temporária, afetando diretamente o servidor ou a hospedagem do site. Normalmente é quando os webmasters estão trabalhando para solucionar o problema interno. Neste caso é recomendável tentar novamente mais tarde.
Gostaria de saber todos os tipos de código de HTTP existente? então entre neste link.
Encontrou algum erro ou gostaria de complementar essa matéria? Reportar erro.